A ansiedade é uma emoção normal. Todos a sentimos e muitos estudantes enfrentam algumas dificuldades associadas a ela antes mesmo da entrada na universidade. É fundamental aceitar essa ansiedade como uma parte natural do processo de adaptação. Este será o primeiro passo para conseguirmos lidar com ela.
Além disso, estudos têm investigado a ansiedade em estudantes universitários. Resultados mostram um grau moderado de adaptação acadêmica, com maiores escores nas dimensões Carreira, Pessoal e Interpessoal, e níveis moderados de ansiedade. A ansiedade pode prejudicar o rendimento acadêmico e afetar negativamente os relacionamentos interpessoais, bem como a saúde mental e física dos estudantes, dificultando a adaptação. Portanto, é importante que os estudantes busquem apoio e estratégias para lidar com essa ansiedade durante a vida universitária.
Terminado o ensino secundário, alguns alunos decidem enveredar por uma das etapas mais emocionantes e desafiadoras: o início de um curso universitário. Tal como qualquer período de transição, mesmo com aspetos positivos, poderá ter exigências específicas e ser acompanhado de sintomas exacerbados de ansiedade.
A entrada na universidade significa, para a maioria, mudanças e novas responsabilidades. Sentir ansiedade pode ser normal, mas ter níveis de ansiedade que interferem com a nossa vida, o nosso desempenho académico ou vida pessoal poderá ser motivo de uma tomada de atenção.
Assim, e com o intuito de ajudar quem ingressa na faculdade a enfrentar este período de forma saudável, são apresentadas algumas dicas consideradas importantes:
Cuidar da saúde física e mental deverá ser uma prioridade. É importante ter uma alimentação equilibrada, não deixar de fazer exercício físico, ter uma boa higiene de sono e evitar a toma de substâncias aditivas.
Conhecer a universidade e/ou a cidade
Conhecer melhor a universidade, as diferentes faculdades e o local (ex., cidade ou país), onde irás estar pode ajudar a reduzir a ansiedade. Deves pesquisar sobre atividades extracurriculares e os recursos que são oferecidos pela instituição ou pela cidade. Quanto mais informado estiveres, mais preparado te sentirás para a entrada na universidade.
Compreender se queres participar nas atividades da faculdade
Muitas faculdades organizam atividades. Outras atividades são organizadas por alunos mais velhos. Muitas vezes estas atividades são o que mais assusta o futuro aluno. No entanto, se bem feitas, essas atividades podem ser ótimas oportunidades para conhecer outros estudantes e fazer amigos, podendo ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade. Lembra-te apenas que nunca te podem obrigar a fazer nada que não queiras.
Organizar a rotina
Deves criar cronogramas ou horários. Hoje em dia há aplicações que também ajudam. Isso vai fazer com que te sintas mais preparado. Procura também delinear uma possível rotina futura.
Criar objetivos e metas realistas
Termos objetivos e metas é importante, no entanto deverão ser alcançáveis e realistas.
Falar sobre o que sente
Encontrar alguém com quem possas partilhar as tuas preocupações, tristezas, mas também as conquistas e alegrias é fundamental. Por um lado, ajudará a aliviar algum peso emocional, por outro, pode ajudar a ver perspetivas diferentes ou formas alternativas de enfrentar os desafios impostos por esta nova etapa.
Ser flexível e ter paciência
Na adaptação à universidade, podes de facto encontrar desafios e obstáculos. Sê gentil contigo mesmo e tem compaixão pelas coisas que te aconteçam ou pelos possíveis erros que possas cometer. Fala contigo mesmo com carinho, como falarias com o teu melhor amigo.
Procurar ajuda de um profissional
Se notares que está a ser demasiado para ti, procura ajuda de um profissional de saúde mental. Muitas universidades prestam esse apoio.
Aproveita esta jornada única. Cada pessoa tem experiências diferentes e podes falar com alguém que te dê todo o tipo de dicas… mas no final, a tua experiência será única.
Não estás sozinho nesta jornada e terás sempre alguém que te possa apoiar. Dedica-te, sê paciente, toma conta de ti e aproveita ao máximo esta experiência irrepetível.
E quando não se entra na universidade?
Enquanto muitos celebram a tão aguardada entrada na universidade, outros podem enfrentar uma realidade bem diferentes. Há portas que, possivelmente, ansiavas abrir, mas que agora parecem fechar-se, e expectativas que foram criadas por ti e que podem, neste momento, estar a dar lugar a emoções mais dolorosas.
No entanto, não estás sozinho. Lembra-te de que nem sempre as respostas surgem em resultados imediatos. A vida, muitas vezes, reserva-nos desafios que parecem ser imprevisíveis, mas é exatamente por essas vias que, por vezes, chegamos a lugares inesperados.
Não entrar na universidade ou não entrar no curso que querias não deve ser visto como um fracasso. Tenta olhar para isso como uma oportunidade para aprenderes novas coisas e cresceres ainda mais.
Permite-te, ao mesmo tempo, sentir emoções consideradas desagradáveis, como a raiva ou a frustração, mas não te questiones sobre o teu valor ou as tuas capacidades. Nem sempre as coisas correm como planeado, mas isso não diz nada acerca do que tu és realmente.
Faz uma pausa, repensa o que queres e usa esta época como motor para ires à luta do que queres verdadeiramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário