A ansiedade nas universidades é um fenómeno tem assola não só as universidades fora do país, mas também Cabo Verde vem registando um nível bastante elevado no que diz respeito a ansiedade nos alunos.
Nos últimos tempos a UNICV, tem tido muitos alunos a apresentar sinais da ansiedade, e para muitos estes afetos muito o aprendizado.
Segundo alguns alunos desta escola, este fenómeno deu-se devido a carga horária das aulas, muitos trabalhos para fazerem, no final do semestre, e isto torna muito difícil conseguir acompanhar, e muitas vezes gera o medo a angústia, e isto leva o desenvolvimento da ansiedade.
De acordo com a psicóloga Marta Antunes, a ansiedade nas universidades é normal, uma vez que os alunos estão em frequentes mudanças por que estão sempre a fazer alguma coisas, e estas mudanças podem afetar o seu desempenho escolar e tudo isso pode desenvolver a ansiedade.
Disse ainda que, por vezes os alunos que entram na universidade acabam por encontrar um ritmo totalmente diferente daquilo que estavam acostumados que no ensino secundário, e tudo isto pode levar o aluno a desenvolver facilmente a ansiedade, que pode por vezes levar a depressão.
Desta forma, a mesma realça a importância de os alunos estarem sempres preparados a enfrentar qualquer tipo de desafios, pois, a vida está em constantes mudanças e nós devemos estar aptos para aceitar estas mudanças.
Sem comentários:
Enviar um comentário