quarta-feira, 15 de maio de 2024



A ansiedade
é uma reação temporária e normal do corpo a situações que causam preocupação ou medo, como precisar fazer uma apresentação em público, ter uma entrevista de emprego ou fazer um exame na escola.

No entanto, quando a ansiedade é intensa, surge sem motivo aparente e atrapalha as tarefas diárias, pode indicar um transtorno de ansiedade como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou fobia.

Em caso de ansiedade, especialmente se os sintomas forem frequentes ou intensos, é recomendado consultar o psiquiatra para uma avaliação. Quando indicado, o tratamento da ansiedade pode envolver psicoterapia e o uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos.




Sintomas de ansiedade

Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são: Preocupação constante;
Dificuldade para relaxar;
Dificuldade para concentrar;
Falta de atenção;
Alterações do sono;
Raciocínio confuso;
Dor de cabeça;
Cansaço fácil;
Sensação contínua de que algo de mau pode acontecer.

Ansiedade nos estudantes universitários

A ansiedade em estudantes universitários pode surgir a partir da grande demanda de responsabilidades que surge diante da nova rotina. Antes, o estudante do Ensino Médio não era tão autônomo, além de que a carga de trabalho e estudo costumava ser bem menor.

Porém, agora no Ensino Superior, a carga pode causar uma falta de equilíbrio emocional, sendo que este equilíbrio irá depender dos recursos de enfrentamento que cada sujeito possui. Assim, quando estes recursos são escassos (ou desequilibrados), o sujeito pode se sentir ansioso, estressado, sobrecarregado e pode ainda se enxergar dentro de um quadro de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).













Sem comentários:

Enviar um comentário